Escola de Verão em microbiologia molecular aplicada (SSAMM)

A Professora Mônica Pupo faz parte do corpo docente da oitava edição da Escola de Verão em Microbiologia Molecular Aplicada (2020 Summer School in Applied Molecular Microbiology).

Essa escola de verão é um evento do John Innes Centre, UK, em parceria com o Instituto Ruđer Bošković e acontece bianualmente na cidade de Dubrovnik, Croácia. O objetivo do evento é discutir os mais diversos aspectos da pesquisa de pequenas moléculas produzidas por micro-organismos.

Em 2020, o tema escolhido para o evento foi “Metabólitos especializados de micro-organismos: Descoberta, biossíntese e evolução”. O curso irá abordar portanto, os aspectos gerais de biologia molecular, química, ecologia química e bioinformática levantando discussões interdisciplinares coordenadas por Professores e Pesquisadores de universidades e centros de pesquisa de excelência de diversos países.

Inicialmente, como nas edições anteriores, o evento aconteceria entre os dias 5 e 12 de setembro na cidade Dubrovnik, Croácia.  Porém, devido à pandemia causada pelo vírus SARS-COV2, a escola está sendo realizado virtualmente pela plataforma Zoom, entre os dias 01 e 29 de setembro.

No dia 10 de setembro, a Professora Mônica apresentou a palestra intitulada “Chemical Ecology of Insects-Microbe Symbiosis” na qual evidenciou a importância do estudo de micro-organismos simbiontes de insetos sociais e de seus metabólitos especializados, para a descoberta de novos compostos ativos frente a patógenos ambientais e humanos. Durante a apresentação a professora teve a oportunidade de mostrar alguns dos excelentes resultados que o grupo tem obtido com a abordagem de estudos de ecologia-química.

Além da Professora Mônica, nosso laboratório está representado pela aluna de Mestrado Camila Fiori Pereira que está participando da Escola de Verão. A atuação dos alunos em eventos nacionais e internacionais é importante para a divulgação dos nossos trabalhos e agrega novos conhecimentos para o grupo.