EQUIPE

mtpupo@fcfrp.usp.br
Profa. Dra. Mônica Tallarico Pupo
Graduação em Farmácia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 1990
Doutorado em Química Orgânica, Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos, 1997
Pós-doutorado em Bioquímica, Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, 1997-1998
Pós-doutorado em Produtos Naturais, Department of Biological Chemistry and Molecular Pharmacology, Harvard Medical School, EUA, 2006-2007
Técnica de Laboratório

ccmacedo@fcfrp.usp.br
Claudia Castania de Macedo
Todo suporte técnico para a pesquisa.
Membros atuais
Pós-doutorado

analigialo@ufam.edu.br
Dra. Ana Ligia Leandrini de Oliveira
Doutora em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, FCFRP-USP. Atualmente é Docente Adjunta da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (FCF - UFAM) e realiza estágio de pós-doutorado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM).
Projeto: Simbiose microbiana defensiva em colônias de abelhas-sem-ferrão nativas da Amazônia, com intuito de caracterizar e avançar no entendimento das interações simbióticas microbianas mediadas por metabólitos especializados, potencialmente envolvidas em processos de defesa coletiva ou individual em duas espécies abelhas-sem-ferrão nativas da Amazônia.
Doutorado

gabitoninato@gmail.com
MS Gabriela Toninato de Paula
Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela FCFRP-USP (2017). Atualmente desenvolve projeto de Doutorado intitulado como "Pequenas moléculas envolvidas na simbiose microbiana em abelhas sem ferrão Tetragona clavipes". O trabalho consiste no isolamento de actinobactérias presentes em abelhas sem ferrão da espécie T. clavipes com o intuito de se selecionar linhagens que apresentem atividade biológica contra entomopatógenos e patógenos humanos. A partir disso, se procede o estudo do perfil químico das mesmas, utilizando-se técnicas espectroscópicas e espectrométricas para se isolar e elucidadar estruturalmente os compostos presentes. Com isso, busca-se entender a ecologia química presente nesse sistema e inferir uma possível aplicação biotecnológica e farmacológica.

ivan.migliorini@usp.br
MS Ivan Lucas de Freitas Migliorini
Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela FCFRP-USP (2019). Realizou o trabalho de mestrado no grupo, avaliando o potencial antimicrobiano de algumas Streptomyces isoladas de formigas cultivadoras de fungos, e atualmente desenvolve projeto de doutorado intitulado "Prospecção de compostos antimicrobianos a partir de microbiomas de solo", com principal objetivo de isolar microrganismos do solo utilizando a técnica iCHIP (isolation CHIP), de diferentes biomas do Brasil, a fim de avaliar a produção de novos compostos antimicrobianos.

rafael_padilha@usp.br
MS Rafael Gonçalves Padilha
Possui graduação (2018) e mestrado em Química (2023) ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente desenvolve projeto de doutorado intitulado como “Actinobactérias associadas a abelhão sem ferrão Melipona quadrifasciata e metabólitos especializados envolvidos em simbiose defensiva”, tendo como objetivo investigar as possíveis interações simbióticas defensivas entre a abelha M. quadrifasciata e as actinobactérias simbiontes, por meio do isolamento e identificação dos produtos naturais produzidos por esses microrganismos. Adicionalmente, busca-se correlacionar esses metabólitos com suas possíveis funções ecológicas e biológicas, com o propósito de compreender a ecologia química desse sistema e inferir possíveis aplicações biotecnológicas e farmacológicas desses compostos.
Mestrado

barbara.gimenes.castro@alumni.usp.br
Bárbara Gimenes de Castro
Possui graduação em Ciências Biomédicas com ênfase em biotecnologia em saúde pela FMRP-USP (2020). Atualmente é bolsista de apoio técnico atrelada ao projeto "Descoberta de antibióticos de microrganismos ambientais do Brasil". Possui interesse em estudos para prospecção de microrganismos capazes de biotransformar contaminantes ambientais, área na qual têm elaborado projeto para ingresso na pós-graduação no LQMo.

geovana.passos@usp.br
Geovana Henrique Passos
Possui graduação em Química pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) (2023). Atualmente desenvolve projeto de mestrado intitulado "Prospecção de produtos naturais antibióticos em microbiomas de solo", o qual tem como objetivo identificar produtos naturais antibióticos a partir de linhagens microbianas isoladas de solo do ecótono Cerrado-Mata Atlântica utilizando a técnica de iCHIP, priorizando o isolamento de novos compostos capazes de inibir o crescimento de alguns patogénos humanos.

borella@usp.br
Pedro Henrique Borella
Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela FCFRP-USP (2021). Atualmente desenvolve projeto de Mestrado intitulado como "Actinobactérias associadas com a abelha sem ferrão Scaptotrigona depilis". O trabalho consiste em investigar a correlação entre os metabólitos especializados produzidos por actinobactérias associadas à abelha sem ferrão Scaptotrigona depilis, através do isolamento e identificação dos produtos naturais produzidos por esses microrganismos. Além disso, busca-se correlacionar esses metabólitos com suas possíveis funções ecológicas e biológicas, com o objetivo de compreender a ecologia química desse sistema e inferir possíveis aplicações biotecnológicas e farmacológicas.
Iniciação Científica

bellecris@usp.br
Isabelle Cristine Genari
Graduanda em Farmácia pela FCFRP-USP. Começará a desenvolver o projeto de iniciação científica intitulado “Estudo químico da actinobactéria Streptomyces sp. CM17 associada à abelha sem ferrão Melipona scutellaris”, cujo objetivo é cultivar esta actinobactéria, isolar compostos bactericidas e fungicidas presentes no seu extrato e identificá-los. Esse estudo possibilita entender melhor as relações de simbiose entre abelhas e microrganismos e descobrir compostos antimicrobianos que apresentem potencial farmacológico e biotecnológico.

joaopedropnt@usp.br
João Pedro Pinto
Graduando em farmácia pela FCFRP-USP. Atualmente é aluno de iniciação científica do laboratório e desenvolve o projeto intitulado: "Prospecção de compostos antimicrobianos a partir de microrganismos isoladonts do solo", o qual tem como objetivo identificar compostos com características antimicrobianas produzidos por linhagens de bactérias provenientes do solo da zona de transição entre os biomas do Cerrado e Mata Atlântica.

picolo@usp.br
Gabriel Picolo de Castro
Aluno de graduação em farmácia pela FCFRP-USP. Atualmente desenvolve um projeto de iniciação científica no laboratório intitulado: "Prospecção de inibidores da biossíntese de piocianina a partir de microrganismos isolados de diferentes biomas do Brasil", o qual tem objetivo em prospectar possíveis moléculas capazes de inibir o fator de virulência do patógeno Pseudomonas aeruginosa, a piocianina, em bactérias provenientes da zona de transição entre os biomas do Cerrado e Mata Atlântica.
